Contacto telefónico - 214 180 922


Imagem Periodontologia
Titulo Periodontologia

É a área da Medicina Dentária que estuda e trata as estruturas de suporte do dente:

Periodonto (gengiva, ligamento periodontal, osso e a raiz do dente).

1. TIPOS DE DOENÇA PERIODONTAL

1.1 GENGIVITE

A gengivite é a forma menos severa da doença periodontal.

Nesta fase, as gengivas apresentam-se vermelhas, inchadas e com tendência para sangrar. Trata-se de uma situação reversível, pouco desconfortável e frequentemente causada por higiene oral incorrecta.

COMO SE TRATAM AS GENGIVITES?

- Adequada higiene oral em casa de acordo com as recomendações dadas pelo seu médico dentista.

- Remoção da placa e tártaro (Destartarização) pelo Médico Dentista.

1.2 PERIODONTITE

Esta doença é vulgarmente conhecida como “piorreia”.

Nos indivíduos com tendência para a doença, a gengivite não tratada pode evoluir para periodontite. Nestes casos, o osso de suporte do dente “foge” da gengiva doente e os dentes começam a ter mobilidade. Durante o processo, as gengivas descolam das raízes dos dentes formando bolsas periodontais, o que facilita a acumulação de bactérias e tártaro por debaixo das gengivas. Como consequência as gengivassangram, com aparecimento de pus, mau hálito constante ou mau sabor na boca. Os dentes mudam de posição, existindo espaços entre os dentes e em estados mais avançados os dentes abanam e podem acabar por cair.

COMO SE TRATAM AS PERIODONTITES?

O objectivo do tratamento é eliminar a infecção e evitar que haja reinfecção, já que não é possível corrigir a tendência.

A remoção da infecção tem de ser feita desde a superfície da gengiva até ao ponto mais profundo das bolsas periodontais, onde a doença está a progredir.

• Destartarização e Alisamento Radicular

Se as bolsas são pouco profundas, o tratamento é apenas uma limpeza profunda chamada Destartarização e Alisamento Radicular.

• Cirurgia Periodontal

Quando a periodontite está muito avançada, e as bolsas forem muito profundas o médico tem de realizar uma pequena cirurgia para expor as raízes de forma a proceder a uma limpeza adequada das mesmas.

Para além de ser a única forma de remover a infecção das bolsas profundas, permite também uma remodelação dos tecidos periodontais de forma a facilitar, posteriormente a limpeza por parte do doente.

Em certos casos, utilizam-se técnicas com o objectivo de regenerar o osso de suporte e ligamento que antes tinham sido destruídos pela periodontite.

2. PREVENÇÃO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS

A prevenção das doenças periodontais é feita através de uma higiene oral correcta por parte dos pacientes e nas consultas feitas pelo Médico Dentista com um período de intervalo máximo de 6 meses.

Etiologicamente, considera-se a placa bacteriana como o principal agente causal, no entanto, a susceptibilidade de cada indivíduo, o tabagismo e doenças sistémicas como a diabetes não controlada ajudam a compreender por que razão alguns indivíduos desenvolvem formas severas da doença e outros não.

Se não tratar a Periodontite, a doença pode evoluir e acabar por perder os seus dentes.

Para mais informações, marque uma consulta de diagnóstico com um dos nossos especialistas.